Compartilhar

Qual a diferença entre Construtora e Incorporadora

Você sabe quais são as diferenças entre Construtora e Incorporadora? O mercado imobiliário não se resume a corretores de imóveis, dentro deste setor, existem diversos outros profissionais e empresas. Confira:
O que a incorporadora faz?
A Incorporadora é responsável pela articulação do negócio imobiliário, existe um longo processo de estudo, realizado essencialmente pela incorporadora. Esta identifica a necessidade de um novo edifício residencial e/ou comercial em determinada região, junto com a participação da comunidade e profissionais do ramo imobiliário, a incorporadora estuda a viabilidade do projeto e começa a desenhá-lo, indicando quantos metros quadrados de área útil, número de dormitórios e de vagas que o imóvel terá, bem como o valor médio de cada unidade e na sequência, ela adquire o terreno.
Quais são as responsabilidades da incorporadora?
Em resumo a incorporadora é a empresa que cuida de todo projeto do empreendimento, desde a identificação de oportunidades, vendas das unidade e responsabilidade dos contratos (caso haja algum descumprimento neles, os clientes devem cobrar respostas da incorporadora).
Normalmente, enquanto o imóvel ainda está na planta, as incorporadoras contratam imobiliárias e corretores de imóveis para iniciarem a comercialização das unidades
O que a construtora faz?
A Construtora, como o próprio nome sugere é responsável pela construção do edifício, gerencia o projeto desde, a engenharia até a parte da contratação, gerenciamento da mão-de-obra, equipamentos e máquinas e tecnologia construtiva. A construtora é contratada para gerir a parte civil do projeto de um empreendimento, ou seja, a construtora só entra em cena após a incorporadora cuidar de todo processo burocrático e estratégico do projeto.
Quais são as responsabilidades da construtora?
Fica sob a responsabilidade da construtora a qualidade física da obra e garantia de execução dentro dos prazos acordados. Vale ressaltar que entram também na obrigação da construtora a segurança dos operários e pagamento dos impostos sobre a mão de obra.
Construtora e incorporadora:
Além de os termos serem parecidos, muitas pessoas não sabem a diferença entre construtora e incorporadora porque, em muitas oportunidades, a mesma empresa assume os dois papéis, como é o caso da Coase.
O lado positivo é que, como a incorporadora que trata diretamente com os clientes também é a construtora, ela sabe mantê-los bem informados quanto ao andamento das obras, isso torna o processo de negociação mais seguro e confiável.

Deixar um Comentário

Please enter your Nome.
Please enter Email address.
Informe um endereço de email válido.
Informe sua mensagem.